A raça Border Collie formou-se há vários séculos na região de fronteira “Border”, entre a Inglaterra e a Escócia. A raça foi desenvolvida por pastores de ovelhas e fazendeiros, foi realizado um trabalho de aperfeiçoamento genético voltado para o pastoreio, há mais de 300 anos. Esses fazendeiros tinham a preocupação de cruzar apenas os exemplares que mais se destacavam no trabalho de pastoreio, cruzando os melhores cães e cadelas pastores, sem se preocupar com estética, por isso o Border Collie não possui padrão estético da raça.

Filhote de Border Collie
A seleção e o treinamento do cão deve sempre visar o desenvolvimento da habilidade em arrebanhar animais como os bovinos, ovinos, caprinos e aves como; marrecos, gansos, galinhas, perus, angolas, que têm a característica de se agruparem quando pressionados por predadores.
Esta habilidade de arrebanhar animais e trazê-los aos pés do seu mestre exige do cão a capacidade de percepção e resolução própria para dar conta dos desafios, além de uma grande capacidade física para superar a velocidade e os movimentos rápidos dos animais por eles manejados.

Nascido para o trabalho
O Border Collie é conhecido como um excelente pastor de ovelhas, dos mais inteligentes, entre todas as raças de cães, sendo também equilibrado, atento, facilmente adestrável e tem uma ligação imensa com o dono (consegue pressentir a proximidade de seu dono a cerca de 100 metros); é obediente e bastante atento a tudo e está sempre alerta ao que possa acontecer. O Border Collie pastoreia com a cabeça baixa, olhando fixamente para as ovelhas. Percebe todos os movimentos do rebanho, e reage movendo-se lentamente para tirar vantagem ou contrariar o mesmo movimento. O movimento do rebanho, como o do cão, deve ser calmo e firme. O Border Collie é a melhor raça de cães pastores do mundo. São conhecidos pela sua agilidade, inteligência, resistência e uma firme vontade de trabalhar. O Border Collie pastoreia ovinos, bovinos, eqüinos, gansos, marrecos, outros cães, crianças e qualquer coisa que se mexa. Um Border sem trabalho pode ficar neurótico, obsessivo e destrutivo. A raça tem como característica a espirituosidade, adora o trabalho e está sempre pronta para uma boa brincadeira. O cão é extremamente ativo e por isso precisa de espaço para exercer algum tipo de atividade física diariamente; é uma raça que não se adapta em apartamento ou ambientes fechados. O Border que fica muito tempo preso torna-se nervoso e muito agitado, pois precisa gastar sua energia. É resistente, ágil e considerado um cão incansável. Por seu alto gasto de energia, não deve ser mantido confinado em espaços pequenos e, quando na cidade, deve ser levado para passear e correr regularmente.
Chega a medir entre 40 e 52 cm, peso de 13 a 22 kg (machos) ou a 18 kg (fêmeas). Todas as cores são admitidas. Existem duas variedades de pelagem: Pêlo longo (ou grosseiro), com cerca de 8 cm de comprimento, e pêlo curto (ou liso) com 2,5 cm de comprimento.
A inteligência do cão, o seu caráter, o seu poder de observação e a sua capacidade de agir com uma aparente compreensão não devem, no entanto, nos iludir. Ele continua a ser o animal que a natureza criou. Se ela o dotou de grande devoção, da boa vontade de subordinar-se e da tendência a obedecer, então cabe aos seus proprietários coordenar estes dons e fazê-los úteis.
O Border Collie é muito inteligente e aprende depressa. Estes cães começam a mostrar sinais de assimilação aos comandos simples após 5 repetições, e não precisam de muita prática para manter esses comandos. Amadurecem tarde, são imaturos até aproximadamente os 2 ou 3 anos. No entanto, muitos cães com 10 a 12 anos de idade ainda são muito espertos e cheios de energia.
O Border Collie para ser feliz necessita de alguém sensível que o mantenha ocupado. Por ser um cão disciplinado e com inteligência acima da média, necessita estar sempre ativo e permanentemente ocupado.
Abaixo deixo o link para quem quiser conhecer o padrão oficial da raça:http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo1/bordercollie.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário